Vale a pena investir em carros elétricos?

Os carros elétricos chegam para ficar no mercado, mas ainda levantam dúvidas

Há algum tempo os carros elétricos vem ganhando atenção cada vez maior por parte dos consumidores, fábricas e especialistas. Isso porque suas inovações trazem soluções para problemas urgentes do mundo.


Mas, por se tratar de uma novidade no mercado em grande medida, são muitas as dúvidas que surgem a seu respeito. Afinal, vale a pena investir num carro elétrico? Quais são suas vantagens? São eles acessíveis?


Nesse artigo, tiraremos algumas das dúvidas mais comuns a respeito dos carros elétricos – esclarecendo como a tecnologia deles afeta o custo-benefício e lhes garantem vantagens em relação aos demais modelos do mercado.


3 dúvidas frequentes a respeito dos carros elétricos e suas respostas


1 – Um carro elétrico vale a pena em sua relação custo-benefício?

Os carros elétricos, apesar de seus preços que ainda são muito caros (inacessíveis para boa parte dos consumidores), oferecem vantagens quanto aos seus custos de uso que matematicamente compensam a médio e longo prazo. Apesar de tudo, o valor exato vai depender do tipo de instalação, do uso e, fatalmente, de haver oferta e demanda reais.

Gasta-se cerca de 50% a menos em dinheiro com eletricidade para um carro elétrico do que com combustível para um carro comum.

Além disso, a tecnologia desses carros é ao mesmo tempo muito mais avançada e mais enxuta que a de outros carros, o que gera uma diminuição dos gastos com manutenção (não há troca de óleo, bomba de combustível, cabos de velas, etc.). Porém, a troca de baterias tem causado intensa discussão, já que o valor dessas é alto, variando entre R$9.900,00 e 160 mil reais para carros em versões mais luxuosas.

2 – Qual é o diferencial dos carros elétricos quanto à relação com o meio-ambiente?

O carro elétrico, por não utilizar combustíveis para o seu movimento, não emite gases-estufa, e não tem nem escapamento. Nenhuma fumaça sai de seu motor.

Trata-se de um grande avanço num momento de crise climática. O aquecimento global é um resultado da emissão de gases estufa, e na cidade de São Paulo os carros são responsáveis pela emissão de 76% deles, segundo pesquisa.


3 – Fora o custo-benefício a longo prazo e o impacto ambiental, os carros elétricos oferecem ainda outras vantagens?

Sim, os carros elétricos oferecem ainda as seguintes vantagens:

  • Uma delas é a otimização de seu espaço interno que é extremamente otimizado pela ausência de um motor nessas máquinas;

  • Outra vantagem que diz respeito ao conforto é o incrível silêncio dos carros elétricos: imagine andar de carro sem ouvir nenhum som do motor;

E ainda mais uma vantagem é a de que os carros elétricos, por representarem o que há de mais novo em tecnologia, normalmente vêm acompanhados dos mais avançados aparatos tecnológicos em seu sistema.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Indústria e Comércio de Máquinas Ribeiro © Alameda Santa Filomena 1300 - Atibaia/SP