Tudo o que você precisa saber antes de adquirir uma balanceadora

Atualizado: Mar 25

O balanceamento de rodas é um dos serviços mais procurados por donos de automóveis por conta de sua importância para a estabilidade e segurança de veículos. Agora, pelo ponto de vista dos proprietários de borracharias, faz diferença contar com uma balanceadora motorizada, ou uma balanceadora manual é tão boa quanto?

O balanceamento de rodas é item de revisão obrigatório, pois a estabilidade e alinhamento são fundamentais para um bom desempenho de um veículo, seja ele de passeio ou de trabalho, como no caso de caminhões.

Caso haja o desbalanceamento de uma roda, todo o conjunto será afetado, o que acarreta em danos aos pneus, ou mesmo à suspensão do carro.

Além disso, um veículo com rodas desbalanceadas é desconfortável ao ser guiado e, em casos de desbalanceamento extremo, pode inclusive provocar acidentes. Dessa forma, é de extrema importância realizar o balanceamento de rodas, em caso de qualquer uma das situações abaixo: – Batida da roda em guias;

– Troca ou rodízio de pneus;

– Revisão programada do veículo (sugerido que seja realizada após 10.000 km rodados);

– Direção instável, trepidante ou com sentido de direção pendendo para o lado esquerdo ou direito.


A DIFERENÇA ENTRE BALANCEADORA MANUAL E A MOTORIZADA


A balanceadora é a máquina responsável por analisar o alinhamento de rodas, identificando deformidades físicas no aro, por menores que sejam. Graças ao avanço tecnológico, existe atualmente a balanceadora motorizada, apresentando-se como uma opção à balanceadora manual.


Em síntese, a grande diferença entre essas duas máquinas diz respeito à fonte de energia para o giro da roda, sendo que uma precisa ser girada manualmente, enquanto a outra realiza o giro a partir de um motor acoplado.


A saber, ambos os tipos de balanceadora baseiam-se na detecção de ondulações e deformidades a partir da diferença de densidade presente na roda, algo que é logrado através de sua rotação. É justamente em relação ao acionamento do giro, ou rotação, que as balanceadoras se diferem.


Além disso, as balanceadoras manuais não são recomendadas para rodas de liga leve, pois a força exercida pelo operador ao girar a roda pode acarretar diferença entre um giro e outro e isso faz com que o balanceamento não seja preciso.


VANTAGENS DE UMA BALANCEADORA MOTORIZADA


A grande vantagem de uma balanceadora motorizada é sua facilidade de operação, já que todo o processo de análise do balanço é feito com o mínimo de esforço físico por parte do mecânico ou borracheiro.


Assim, por ser mais fácil e rápido o balanceamento com uma máquina motorizada, é natural que haja um enorme benefício em termos de tempo e atendimento por parte da borracharia, algo que pode representar também um ganho econômico para a mesma.


Contudo, o melhor tipo de máquina para balanceamento de roda é o que melhor atende às necessidades e circunstâncias da oficina mecânica ou borracharia. Haja vista que muitos desses locais possuem condições específicas de atendimento ou mesmo espaço físico para sua instalação.


A BALANCEADORA DE RODAS IDEAL PARA SUA OFICINA


Foi graças a anos de dedicação e atenção especial a seus clientes que a Máquinas Ribeiro atingiu o patamar em que se encontra, sendo amplamente reconhecida como a detentora da mais completa linha de máquinas para oficinas mecânicas do Brasil. Assim, a Máquinas Ribeiro oferece diversas opções em balanceadoras, atendendo a todos os diâmetros de rodas, espaços para instalação e orçamentos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Indústria e Comércio de Máquinas Ribeiro © Alameda Santa Filomena 1300 - Atibaia/SP