Quais as vantagens e desvantagens de abastecer com etanol?

A possibilidade de abastecer com etanol deixa as pessoas que possuem veículos com algumas dúvidas quanto aos prós e contras desse combustível.

O etanol é também conhecido como álcool etílico e é produzido com a fermentação do açúcar.

A cana-de-açúcar é a matéria-prima mais usada para a produção desse combustível no Brasil. No entanto, além dela, a beterraba, a mandioca, a batata e o milho são vegetais que também podem originar o álcool, gerando maior possibilidade de se abastecer com etanol.

A quantidade de carros movidos a etanol aumentou desde que o país passou a se dedicar à produção desse combustível, tendo em vista a redução da emissão de gases e o aumento de empregos no setor rural.


As vantagens de abastecer com etanol


Vimos que o etanol é bastante consumido, principalmente no Brasil. Mas, para se utilizar algo, é preciso conhecer o que ele pode te oferecer de bom. Por isso, listamos a seguir as vantagens de se abastecer com etanol:

  • O etanol é um recurso renovável: como é feito a partir de vegetais, não acaba facilmente;

  • Dissolve-se na água: sendo um tipo de álcool, ele é solúvel na água e ainda evapora no meio ambiente, evitando perigos de contaminação da água e do solo em caso de vazamentos;

  • Sua matéria-prima pode absorver o dióxido de carbono: os vegetais podem absorver uma certa quantidade de dióxido de carbono que é produzido durante a combustão;

  • Custa menos se comparado aos combustíveis fósseis: como é originado de vários vegetais, pode-se utilizar o vegetal da estação, de forma a manter os preços ou até mesmo reduzir os valores;

  • Causa menos poluição: libera, aproximadamente, 25% a menos de poluentes, sendo menos agressivo ao meio ambiente quando comparado aos combustíveis fósseis.

As desvantagens do álcool etílico

Entre as desvantagens de se abastecer com etanol, podem-se destacar as mudanças de preços. Mesmo com o baixo custo, o álcool pode ter variações dos valores, pois o preço do litro depende da produção.

Além disso, o álcool etílico é menos eficiente se comparado aos combustíveis fósseis, fazendo com que seja preciso abastecer o veículo com um maior nível de álcool.

Outro ponto a ser assinalado é que o etanol pode prejudicar os motores dos veículos que não são adaptados para fazer a combustão do álcool.

Porém, para os motores flex e adaptados a abastecer com etanol, esse combustível pode contribuir para a limpeza das peças do motor durante um período de tempo maior.


Conheça a Máquinas Ribeiro

Sejam movidos à gasolina ou a álcool, os veículos podem ter as melhores condições com o uso dos equipamentos da Máquinas Ribeiro.


Com mais de 20 anos no mercado, a empresa é comprometida com a fabricação de máquinas de qualidade para reparação automotiva. Por isso, se deseja ampliar a produtividade da sua oficina, confira os equipamentos da Máquinas Ribeiro.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Indústria e Comércio de Máquinas Ribeiro © Alameda Santa Filomena 1300 - Atibaia/SP