Por que equipar uma oficina de motocicletas?

Considerado um meio de transporte rápido, barato e de baixo custo, a motocicleta vem conquistando os mais variados tipos de adeptos seja nos grandes centros urbanos, onde há o problema da mobilidade; seja no interior, onde até os cavalos estão perdendo espaço para elas.

As motocicletas demandam serviços de manutenção, reparos e aquisição de acessórios. O comércio de peças têm tido um ótimo crescimento nos últimos anos.

O serviço de oficina de motocicletas se apresenta como um negócio interessante porque há um número expressivo desses veículos circulando pelas ruas e estradas do Brasil. As motocicletas são, portanto, cada vez mais utilizadas como opção de transporte. Considerada por muitos como símbolo de juventude e liberdade, a moto é um objeto de paixão para os aficionados, mas, para outros, trata-se do principal equipamento da atividade profissional. São os casos dos motoboys e das empresas que atuam no segmento de entregas.


Aquela empresa que conseguir alcançar um diferencial ou selecionar nichos específicos terá maiores possibilidades de sucesso. Nesse ramo existem diversos nichos importantes para especialização:

  • Nicho 1 – Usuários que utilizam moto para serviços de rua geralmente buscam oficinas de baixo custo;

  • Nicho 2 – Usuários que utilizam a moto para lazer buscam serviços com maior especialização;

  • Nicho 3 – Colecionadores preferem oficinas de alta confiabilidade e competência, sem dar maior atenção ao fator preço. Da mesma forma, as pessoas que utilizam motocicletas para o transporte diário buscam oficinas de melhor qualidade.

Se você quer que sua oficina de motos tenha destaque no mercado, você precisa investir em equipamentos.

Além do espaço físico e a capacitação dos funcionários, os equipamentos têm grande importância para o sucesso do seu negócio.

Os equipamentos para a manutenção de motocicletas, como os elevadores hidráulicos e rampas para motos são indispensáveis na realização do check-up e reparos realizados na oficina.

Assim como os proprietários de veículos procuram uma oficina para fazer aquela bela manutenção preventiva, quem tem a moto como paixão também deseja que seu veículo de duas rodas seja bem cuidado.

Daí o motivo para se investir em equipamentos de manutenção. Afinal, se você deseja que seu cliente fale bem da sua oficina de motos e também quer se destacar nesse mercado que é tão competitivo, você precisa ter um diferencial não apenas no atendimento, mas na prestação de serviços.

Aqui vão algumas dicas de equipamentos essenciais

Elevador hidráulico para motos O elevador hidráulico para motos atende qualquer modelo de motocicleta. Desde as mais leves, de 250 kg até as mais pesadas de 680 kg. O equipamento ocupa menos espaço na oficina e é indicado para diversos tipos de reparos.

Outra vantagem é o custo e benefício. O elevador hidráulico para motos tem uma baixa frequência de manutenções preventivas. E também não depende de energia elétrica nem rede de ar para funcionar.

Este equipamento oferece ainda mais segurança porque conta com uma trava mecânica contra descida.

Além disso, o modelo da foto acima (MR5153) também conta com rodinhas para deslocamento e pode ser guardado em qualquer lugar, garantindo mais praticidade no dia a dia de sua oficina mecânica Rampas para motos

Uma rampa para motos auxilia a equipe a realizar reparos e manutenções, evitando acidentes. O equipamento também melhora a ergonomia dos funcionários, que poderão trabalhar em uma posição mais confortável.

Os modelos possuem pistões de acordo com a capacidade e trabalham com rede de ar. Possuem uma abertura para a roda traseira e ainda conta com um suporte para o travamento da roda dianteira e rampa de acesso.

Modelos também variam de 250kg até 450kg de capacidade.

Desmontadora de Pneus + kit adaptador de motos

Há no mercado vários tipos de desmontadora de pneus. Os modelos mais indicados para uso com adaptador são os modelos pneumáticos que foram desenvolvidos para montar pneus com mais facilidade.

O equipamento acompanha filtro-lubrificador para proteção do conjunto pneumático, calibrador manual de pneus que permite a operação de calibragem na própria desmontadora e espátula para procedimento de desmonte do pneu.

Com o kit de adaptador para rodas de moto fica ainda mais fácil executar o serviço e pode ser utilizado em qualquer modelo na Máquinas Ribeiro Balanceadora de Rodas + Adaptador para rodas de moto

Nas opções manuais ou motorizadas com um adaptador para rodas de moto fica mais simples fazer o balanceamento.

As Balanceadoras possuem uma interface simples que permite a utilização rápida por qualquer funcionário de oficina ou de auto center.

Todos os modelos já acompanham o kit de cones e contrapeso para calibragem da máquina.


Existem muitos equipamentos que podem ajudar na eficiência e praticidade de uma oficina de motos, procure sempre por marcas confiáveis e que te darão garantia e suporte do produto.


E para qualquer dúvida conte com a Máquinas Ribeiro! 😉 Além da venda de equipamentos, temos assistência técnica e venda de peças direto da fábrica.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo