Gestão de Qualidade em Oficinas, Borracharias e Auto Center

Atualmente podemos perceber o crescimento das oficinas mecânicas, assim como qualquer empresa uma boa gestão é essencial, e não só para grandes auto centers, mas pequenas oficinas e borracharias também.

Seja a curto ou longo prazo, o controle do serviço das oficinas pode ser melhorado. A gestão da qualidade pode até parecer complicada no início, mas na prática ela tende a facilitar os processos de trabalho. A tarefa consiste, basicamente, em esquematizar o que já é feito dentro da sua mecânica e abrir horizonte para novas ideias, que possam aprimorar ainda mais o serviço.

A organização de atividades internas, por exemplo, tem o intuito de evitar um retrabalho e aperfeiçoar, ao máximo, a totalidade de cada processo. Qualquer empresa que acompanha as mudanças do setor quer otimizar sua produção ou, simplesmente, aderir à práticas saudáveis de gestão. Algumas regras da gestão da qualidade valem também para as oficinas mecânicas: baixar custos, evitar desperdícios, melhorar a organização, fazer gestão de pessoal, entre outros.


Além de equipamentos e materiais em boas condições para uso, a capacitação dos profissionais é essencial em uma oficina. Afinal de contas, é o mecânico quem está à frente de todo o trabalho.

A cada ano são lançadas novidades no mercado, e é importante manter sua oficina atualizada. Assim, vale a pena oferecer cursos para os mecânicos aumentarem sua capacitação. Fazendo isso, você conquista mais confiança dos clientes.

A experiência do cliente com a sua empresa depende de todos os profissionais que o atendem. Logo, é indispensável que você mantenha sua equipe alinhada e capacitada para oferecer simpatia e diferencial no contato com o consumidor. Ter uma recepção acolhedora, por exemplo, é um aspecto positivo no mercado atual.

MAS NÃO ADIANTA

Treinar a equipe de recepcionistas se os seus mecânicos não se comunicam com os clientes ou conversam com frieza.

Normalmente o cliente quer conversar direto com o mecânico para saber o que está acontecendo em seu carro, quer entender o que está acontecendo, se o mecânico não souber se comunicar ou explicar o proprietário do veículo pode ficar descontente e até querer levar em outro lugar, é muito importante que converse com simpatia e de forma simples que o cliente entenda.

É sempre bom escutar os clientes, faça uma pesquisa. Deixe um questionário para que respondam após o serviço realizado. Muitas coisas podem melhorar!

Organização

Outro ponto importante é a organização. Fator decisivo para a qualidade dos serviços da oficina, a organização inclui a possibilidade de um estoque com materiais catalogados, rigorosamente controlados e separados por critérios. Sem contar que um ambiente limpo também é essencial!

Esse é um ponto que, por muitos anos, foi deixado de lado. Como os serviços mecânicos costumam envolver barulho e sujeira, o espaço da oficina se torna, muitas vezes, desagradável para o cliente. Esse não é o cenário ideal. Ao contrário, você deve se organizar para oferecer conforto para as pessoas.

Ter uma recepção e uma sala de espera organizadas e aconchegantes, com certeza deixará seus clientes mais contentes. Além disso, lembre-se de controlar a bagunça no espaço dos mecânicos. Muitos clientes vão até lá para tirar dúvidas ou ver o seu carro.

Não só para os clientes, mas para os próprios mecânicos, a organização ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários, que não precisam perder muito tempo procurando materiais. Ela também evita acidentes e prejuízos, trazendo mais segurança para todos. Garantir a saúde dos trabalhadores é um fator relevante na qualidade da oficina.


Peças de Qualidade


Fortalecer o seu nome no mercado e aumentar o número de clientes é trabalhar apenas com materiais que tenham boa procedência. Algumas oficinas oferecem equipamentos ou serviços de baixa qualidade, cobrando menos por isso e atraindo pessoas que consideram apenas o preço na hora da necessidade.

Entretanto, essa prática não se sustenta por muito tempo. Os donos dos veículos logo percebem que pagar mais barato pode trazer uma série de dores de cabeça e prejuízos bem maiores. Por isso, vale a pena insistir na qualidade desde o começo. Compre somente peças originais e procure explicar para o cliente as vantagens de fazer isso.

O consumidor precisa confiar na sua experiência. Portanto, é seu papel filtrar os fornecedores e contratar os que oferecem qualidade e suporte. Dessa maneira, é possível deixar o cliente mais contente com o resultado das manutenções e, assim, evitar o retrabalho.

Esse cuidado também previne prejuízos para a oficina. Afinal, se o carro volta a dar problema no componente trocado e o consumidor fica insatisfeito, o nome da sua empresa receberá uma avaliação ruim. Isso gera marketing negativo e pode fazer você perder uma parte significativa do público.

Quem tem o objetivo de aperfeiçoar os serviços da oficina mecânica deve adquirir seus equipamentos e peças em lojas confiáveis. Procure conhecer os fornecedores e só feche contratos com aqueles que oferecem nota fiscal, garantia e suporte de fábrica. Além disso, fique atento aos componentes que precisam de certificados do Inmetro.

Técnologia na Oficina

Atecnologia mudou as condições de trabalho, e quem não aproveita os benefícios dela fica para trás. Para evitar esse erro, não deixe de investir em equipamentos e infraestrutura para seu local de trabalho. Essa é uma das maneiras para melhorar os serviços da oficina mecânica.

Muitas pessoas procuram uma oficina moderna para ter soluções mais efetivas e rápidas. A maioria dos processos mecânicos já conta com o auxílio de equipamentos tecnológicos. Para dar a certeza da qualidade do seu trabalho, é importante agregar esse diferencial.

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Também é interessante investir em novos processos na administração e na divulgação. Aproveite, por exemplo, a ideia de utilizar softwares de gestão na oficina. E para aumentar o marketing, nada melhor do que usar as redes sociais e outras ferramentas da internet.

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